Chroma key (HSV)

Vocês devem estar cansados de procurar material sobre Crroma key no cinelerra e ver aqueles vídeos com resultados questionáveis no youtube certo?

Pra acabar de vez com isso eu vou explicar como usar adequadamente a ferramenta Croma key (HSV) que é muito mais avançada que a simples ferramenta Chroma key do cinelerra.

A ferramenta simples tem apenas dois modificadores um para a tolerância de cor e outro relativo a abertura do canal alfa, opacidade, da imagem.

Este tutorial é baseado neste que está em inglês.

Começando:

A interface da ferramenta tem esta cara:

As configurações originais são: tolerância de tom 10%, Brilho Mín. 0, Brilho Máx 100%, Deslocamento de Saturação 0, Saturação mínima 0, Entrada de gradência 0, Saída de Gradência 0, Deslocamento alfa 0 (o 0 é no meio da barra), Entrada de derramamento 0 e Compensação de derramamento 100%.

A primeira coisa a fazer no trabalho de Chroma é escolher a cor base do efeito para isso temos duas maneiras apertar o botão Cor… e selecionar a cor na roda, ou ir na janela compositor escolher o conta gotas, capturar a cor desejada e apertar o botão “Usar Selecionador de cor”, uma dica aqui é desligar o efeito do croma na pista antes de capturar a cor e voltar a ligar o efeito depois da cor selecionada.

Com a cor escolhida vamos para os parâmetros do programa:

Tolerância de tom:

Este deve ser o parâmetro mais fácil de ser entendido pois segue a lógica dos editores de imagem como GIMP e Photoshop, quanto maior a tolerância mais ele cobre tons próximos do escolhido ao ponto de em 100% cobrir a figura toda, o ideal aqui é deixar um valor mais baixo e aplicar o efeito Croma várias vezes pra tons diferentes.

Brilho Mín.

Como o nome diz aqui o efeito se aplica sobre tons com baixa luminosidade, ou seja ao aumentar este nível estaremos cortando os tons mais escuros da seleção, logo se a sua imagem é clara e o fundo que você quer cobrir é escuro devemos manter este nível no mínimo.

Brilho Máx.

Aqui é o oposto do parâmetro anterior ao aumentarmos o nível estamos retirando da seleção os tons mais claros, é importante perceber que este dois ajustes devem trabalhar juntos já que a nossa imagem em geral fica em tons médios.

Deslocamento da Saturação

Este parâmetro serve de base pra aplicação do próximo parâmetro e ambos dizem respeito as bordas da seleção, aqui ele determina qual o nível da aplicação da saturação mínima, ou seja se estiver em 100 aumentar um ponto no ajuste da baixo já expande a borda pra toda a imagem, se deixar em 0 o ajuste será mais fino, recomendo deixar em 0.

Saturação Mín.

Como dito anteriormente aqui determinamos a largura da borda da seleção, um detalhe importante é que uma imagem pode ter múltiplas bordas ou seja se vc tem um fundo verde e uma bola verde na camiseta de um personagem na imagem trabalhada tanto o fundo como a bola terão bordas  este efeito recai sobre todas as bordas.

Entrada de gradência

Este efeito aumenta a borda da seleção para fora da seleção mas diferente da saturação aqui as bordas aumentam com graduação de transparência.

Saída de gradência

O mesmo que o anterior com o diferencial de diminuir a borda, ou seja a parte visível é diminuída adicionando transparência as bordas.

Deslocamento Alfa

Alfa é o nível de transparência da imagem em 0 o alfa deixa a parte visível sem nenhuma trânsparência em -100 a imagem toda é transparente em 100 a imagem toda é visível.

Entrada do Derramamento

Isto diminui a aura verde ou azul sobre a imagem pintando a imagem gradualmente de cinza para o contorno ficar mais discreto, em 100 a imagem inteira fica cinza

Compensação do derramamento

Isto determina o quão cinza o efeito acima fica em 0 o efeito mantém a cor original da imagem em 100 fica completamente cinza.

O Pulo do gato

Uma dica muito boa que peguei no artigo em que me baseei pra escrever este é adicionar o efeito desfocar sobre a mesma trilha que o chroma e programar o desfoque apenas no canal alfa.

Bom pessoal é isso, espero ter sido claro dúvidas podem ser postadas nos comentários, uma coisa que todo mundo sabe mas vale a pena repetir é que o segredo de um bom Chroma está na iluminação adequada o fundo não deve ter sombras e a imagem deve estar bem destacada.

Ainda vou deixar o link de um curso sobre vídeo livre, o curso é bem técnico e tem legenda em português.

Até a próxima.

~ por Paulo Carvalho em 03/12/2010.

9 Respostas to “Chroma key (HSV)”

  1. Amigo, como aumento o tempo de transição de fotos no cinelerra?

    • Cara que efeito de transição vc está usando? mas em geral é só clicar com o direito sobre a transição que vai aparecer uma série de opções de ajuste, uma delas é o tempo da transição.

  2. Você conseguiu um bom efeito com o chroma do Cinelerra?
    Somos entusiastas de edição de vídeo open. Porém encontramos problemas com o chroma no Cinelerra. Todo problema se resume no seguinte: por mais que se tente não conseguimos ainda eliminar o serrilhado que aparece na imagem quando se aplica o chroma.
    Postamos os resultados em http://www.estudioemiliocarlos.blogspot.com
    Nos testes percebemos que o Openshot deu um resultado melhor – e isso que ele tem muito menos recursos que o Cinelerra.
    Você poderia postar um resultado que você fez com chroma para vermos?

    • Olá, eu já conhecia o blog de vocês inclusive foi uma das minhas referências em relação a minhas primeiras experiências em chroma.
      Eu não cheguei a testar o chroma tão a fundo, na verdade estou produzindo um vídeo-clipe com chroma, que já foi filmado mas ainda não estou com a filmagem em mãos para editar, aquela coisa que vc já estudou o segredo é iluminação, uma boa distância entre o fundo e o tema tb é importante.
      Por hora eu só apliquei o chroma ssobre uma foto com iluminação péssima e consegui um resultado interessante.
      Para a sua questão de serrilhado, você deve prestar atenção à saída de gradência, e por mais que não resolva aplicar algum derramamento junto com blur apenas no canal alfa, mesmo que não acabe com todo o serrilhado o deixará bem mais discreto, quando tiver mais material sobre chroma eu posto aqui, mas tente estas dicas e depois me conte se funcionou

  3. uma outra dica que ainda não testei é mexer no equilíbrio de cores antes do efeito e corrigir a cor depois do efeito aplicado,

  4. Gostaria que você postasse o resultado da foto ou me mandasse por e-mail. Assim eu poderia conferir o resultado que você já conseguiu.
    Me mande também a regulagem que você fez do chroma no Cinelerra.

    Nossa filmadora mini-dv tem um serrilhado (como a maioria das mini-dv). Porém o serrilhado que aparece no resultado do chroma no blog está muito exagerado.
    Um dos motivos pode ser erros que cometemos na regulagem HSV do Cinelerra. Foi a primeira vez que fizemos chroma e os parâmetros HSV se mostraram complexos de início.
    Entretanto no Openshot o resultado foi melhor. O Openshot é um programa que promete, com muitos recursos e melhorias a cada nova versão.
    Porém o Openshot é bem mais simples que o Cinelerra – razão pela qual desconfio da regulagem HSV que nós fizemos.

    Estou reformatando o PC para instalar o ArtistX 0.8 (que agora vem com o Cinecutie – uma versão do Cinelerra).
    Por isso vim pedir ajuda à você: que tal você dar uma trabalhada na tomada que fizemos e ver o resultado que você consegue?
    Eu postei uma das tomadas do teste que fizemos.
    Está em http://www.youtube.com/watch?v=kj2649nX0uU
    A tomada está em avi sem compactação. É a tomada original, capturada no Kino através da placa IEEE (firewire).
    Abraço.

  5. Paulo:

    Adquiri (em pesadas prestações) uma HMC80 da Panasonic, que tem muito mais resolução do que a GS150 dos testes anteriores.
    Porém continuo com problemas no chroma: o serrilhado no contorno da imagem na hora do chroma continua lá.
    Já assisti várias vezes a vídeoaula que você fez em dezembro em cima do nosso vídeo de teste. E não percebi nenhum serrilhado.
    Me diga: você enfrenta esse problema também?
    Abraço.

  6. Postei no blog a foto pra você conferir o serrilhado:
    http://estudioemiliocarlos.blogspot.com/2011/08/serrilhado-no-chroma.html

    No caso apliquei somente o chroma. Ainda não apliquei o Blur (desfoque).

  7. Paulo: não existe uma videoaula ou um tutorial decente que explique como instalar o cinelerra no debian. Instalei o Debian 6 (a versão mais nova) e já virei a internet procurando = não achei nada que um humano normal possa usar.
    Sei que você está correndo – mas que tal a sugestão? Seria utilíssimo para todo mundo, em todas as línguas.
    Minha intenção é testar o cinelerra no debian e ver a diferença com o ArtistX. Já testei no Ubuntu 10.10 – e o resultado foi o mesmo.
    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: