Automação de projetor e câmera, utilizando múltiplas pistas.
Bom pessoal como prometido está no ar a nossa primeira vídeo-aula, estou falando de uma coisa simples mas que me fez queimar um pouco a cuca, mas é sempre assim depois que descobrimos fica fácil, o enquadramento estranho do vídeo se deve ao fato de ainda não dominar a renderização aqui neste pc, o vídeo captado com 30 fps crashava o programa se eu tenta-se editar com ele dá próxima vez vou testar só com 15 fps, outra coisa é que renderizando em Theora/Vorbis com qualidade máxima e fixando na qualidade o vídeo tb fica muito pessado pra edição e crasha o programa, por enquanto a minha melhor solução tá sendo salvar em quicktime com codeck mp4, sei que o h264 tem qualidade melhor, mas ainda não dominei a renderização neste formato, tem hora que vai outra fica ruim outra o arquivo final não roda em nada, enfim uma hora eu descubro tudo aí faço um tutorial pra vocês.
Aproveitem o vídeo e até a próxima.

Olá Paulo conheci este material através da lista de Metareciclagem, meus parabéns pela iniciativa, existem poucos materiais sobre Cinelerra então ótimo encontrar coisa de qualidade.
Espero que possa postar outras video-aulas.
Abraços
Adriano
Obrigado Adriano, e pode esperar que outras vídeo-aulas virão.
oi paulo
recebi o link na metarec tambem, e gostaria de saber se rola fazer uam oficina disso durante um evento e filmar o evento exibindo no final?
Olá, Paulo.
Eu estou brincando a pouco tempo com o Cinelerra, mas já percebi que a melhor forma de trabalhar é com vídeos em formato DV. Como não tenho câmera digital e meus vídeos são capturados através de uma plaquinha bt878 fuleira, o que eu faço é primeiro importar o vídeo no Kino. No momento da importação o Kino já cria um arquivo .dv. Não precisa fazer nada no Kino depois de importar, basta fechar e carregar o arquivo .dv gerado no Cinelerra. É só alegria.
Uma outra dica é que o Cinelerra raramente crasha em 64 bits. Estou usando no Linux Mint Debian Edition (LMDE) 64bit e não tenho problemas de crash.
Oi eu uso ubuntu 10.10 64 bits e o cinelerra crasha algumas vezes ele costuma inclusive encerrar a sessão quando desligado.
Agora sobre tipo de arquivo pra trabalhar nele DV é a melhor forma para captura de câmera o problema de DV é a baixa resolução que não permite hd.
eu trabalho regularmente com dois formatos do vídeo os ogv do recorder my desktop e .mov que vem dá minha filmadora foston 1280 (que tem um excelente custo benefício).
Nos ogv a solução foi fazer um corte prévio com o pitivi e renderizar como .mov, audio faac e vídeo h268 fica perfeito, no vídeo da cam o cinelerra reconhece bem e não crasha, mas não reconhece o audio a solução é converter uma faixa de audio separada com o winff e colocá-la no lugar do audio do vídeo tem funcionado bem.
Esse problema de encerrar a sessão ao fechar o Cinelerra eu também enfrentei com o Ubuntu 10.10, mas não aconteceu mais quando mudei para o LMDE
Quanto à vídeos em HD, não posso palpitar pois ainda não cheguei lá 🙂
Interessante, uma hora crio vergonha na cara e boto o debian aqui, aí não terei mais problemas 😉
O problema mais chato que enfrentei até agora foi de certos vídeos convertidos com winff perderem a sincronia com o audio no cinelerra, resolvi isso com o pitivi.
Muito bom!
Aqui tem uns que eu fiz há um tempão atrás mas que continuam autais:
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=cinelerraVideoTutoriais&bl
Leo,,
Olá Léo, bacana ver seu comentário aqui, foi com suas vídeo-aulas que aprendi os conceitos básicos do programa, e já as tinha anunciado aqui logo no primeiro post do blog.
Abraço.
Харьков новости
предприятия Харьков
Paulo: coloquei o Debian 6.0.2.1
Como instalar o cinelerra nele?
Tenho procurado na net e não tenho encontrado.
Grato pela dica.
tem que adicionr o reposítorios debian multimídia
deb http://www.debian-multimedia.org squeeze main non-free
e instalar
sudo apt-get install cinelerra